quarta-feira, dezembro 11, 2013

E.C.A (EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSIBILIDADE)

Um estudo recentemente publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.

O resultado traz algumas surpresas para o estudante.
Técnicas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar, utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos foram classificadas como as de utilidade mais baixa.
Três práticas foram encaradas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, auto-explicação e estudo intercalado.
E as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na aprendizagem foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
É a ciência desaprovando boa parte do meu método de estudo, muito baseado em resumos, grifos, mnemônicos e mapas mentais. Por outro lado, foi confirmada a impressão que eu tinha de que a realização de exercícios em doses cavalares era extremamente efetiva para o estudo.
Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo, porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra. Dito isto, falemos agora sobre as dez técnicas, das piores para as melhores.

  Teste prático (utilidade: alta)


Simular é o melhor caminho.
Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela frente.
Prática distribuída (utilidade: alta)

Vou rever o conteúdo a cada 15 dias.
A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só (a.k.a. na véspera da prova).
Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve estudar uma vez por dia.
A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra hora à noite.

Em vista das necessidades encontradas pelos estudantes em seu processo de auto aprendizagem foi idealizado a criação de um novo sistema operacional o E.C.A (EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSIBILIDADE) que tem o propósito de auxiliar os usuários em seus estudos, onde os conteúdos serão repassados para eles de uma forma rápida, direta e confiável, podendo se tornar sua principal fonte de conteúdo e informação.

Portanto, os dois métodos mais eficazes citados acima é o que define a principal característica do E.C.A, pois os usuários informarão sobre o que desejam estudar, e o sistema fará uma seleção de conteúdos para expor aos usuários, podendo ser selecionado o período em que deseja terminar o conteúdo para que assim o sistema dívida bem o tempo de estudos, onde atividades, simulados, etc, serão disponibilizados para que o usuário teste a si mesmo, endosso que tudo isso será feito online sem precisar baixar nada.

    Seguindo o grande crescimento de computação nas nuvens, o E.C.A fará com que tudo que for produzido pelo   usuário  seja  salvo nas nuvens, para que tudo esteja disponível em qualquer lugar a todo tempo.

   Quais as suas técnicas de estudo?

Se você está estudando algo, deixe suas opiniões sobre a pesquisa na caixa de comentários.
Quais dessas técnicas você utiliza? Você concorda com os resultados? Que outras técnicas de estudo você recomendaria?

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